sexta-feira, 24 de abril de 2009

Décima nona semana


Bom gente, estamos na décima nona semana. E o que significa isso?


Significa que a cada dia falta menos tempo para o meu filho(a), nascer. Significa que a responsabilidade está aumentando. Significa que a vida vai tomando um novo rumo para o qual não sabemos se estamos preparados.

Todos os dias nos deparamos com informaçãoes e situações que mudam nossa maneira de pensar e ver a vida. E, a verdade é que nunca somos ou estamos preparados para dar um passo em direção ao escuro.

Isso me intriga de uma maneira incrível. Como dar passos em direção a algo que não vemos direito? Até sabemos o que é; mas como dar passos em direção ao escuro?

Não sei como meu filho irá nascer, em que situações, como se dará seu parto, como será sua saúde, enfim... uma infinidade de coisas que podem acontecer e as quais não temos controle sobre.

A vida é incrívelmente instável. E sendo instável é mutável também, o tempo todo. E nós precisamos estar preparados para mudar. Vez em quando me reparo, pensando em como seria melhor a vida se tivesse vivido outras situações que não àquelas que vivi por outras escolhas.

Enfim. Mas o que isso tem haver com um filho?

Um filho é uma oportunidade única para revermos como temos levado nossa vida e que exemplo e herança deixaremos para nosso filho. Uma herança não materia, mas de ensinamentos de educação. Falo desse tema pois esses dias estive vendo no youtube.com adolescentes brigando, saindo na mão com seus professores e colegas de classe. Fico imaginando o quanto os pais destes menimos e meninas, sim meninas também bigam ok?, se sentem ao se deparar com tamanha falta de princípios básicos ao ser humano.

Espero fazer o melhor para que meus filhos tenham princípios de ser humano, e não o instinto de uma animal que quer a qualquer custo marcar seu território e desrespeitando os mais velhos e os maiores em hierarquia.


Vamos às descrições do bêbê no momento:


A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 13 e 15cm. O peso do feto é agora de 260g aproximadamente. É impressionante saber que o peso do bebê vai aumentar até 15 vezes de agora até o nascimento.


Desenvolvimento do embrião: Ele se contorce, dá pontapés, socos, cotoveladas, exercita a capacidade de pegar e tatear. A mamãe sente tudo e não confunde mais esta movimentação com os ruídos internos de seu estômago. Percebe a barriga se movendo, ora mais alta de um lado, ora do outro, de acordo com a intensa mobilidade lá dentro. Finalmente os olhos se posicionaram no local definitivo e seus ossos estão cada vez mais fortes. Outra atividade intensa? Chupar o dedo, um bom treinamento para a amamentação, que começa logo depois que ele nascer. Um ultra-som entre as semanas 18 e 22 é realizado para se fazer a checagem do Segundo Trimestre. Essa é uma verificação do tamanho e peso do bebê, bem como análise detalhada do coração, placenta e cordão umbilical. O bebê está grande o suficiente para permitir uma observação detalhada de seu corpo. Como é um ultra-som um pouco mais detalhado, leva mais tempo para ser executado, e pode-se ter a oportunidade de ver o bebê chutando, dando cambalhotas, chupando o dedinho ou se espreguiçando. Se for uma menina, a vagina, útero e trompas estão formados e em posição final. Se é um menino, as genitálias devem estar bem claras para um reconhecimento. Em alguns casos, entretanto, é difícil ou impossível de visualizar o sexo do bebê devido à posição em que ele se encontra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário