quarta-feira, 4 de março de 2009

Deus olha por nós... o tempo todo...


Sabe quando ficamos apreensivos quanto ao futuro de nossa família? Quando as dúvidas sobre esse futuro são grandes e ficam te interrogando o tempo todo?


Neste exato momento passo por esta fase. Não sei o que vem pela frente, nem ninguém saberá... mas essas coisas ficam martelando a cabeça da gente de maneira insistente.

Bom... mas as sábias palavras de Jesus nos colocam de volta a realidade... afinal cada dia bastam as suas preocupações!!!


Amanhã faremos a primeira ultrasonografia. Provavelmente não saberemos ainda o sexo do bêbê. Só se ele for muito sem vergonha né? (risos)

E eu fico cada vez mais ansioso para saber mais novidades, sobre o meu filho ou filha. As mudanças na Vanessa são cada vez mais visiveis, e o crescimento da barrigunha é nítido e notório... e lindo tbm.


Eu não sabia que ser pai era tão bonito e gratificante! É um sentimento estranho... é bom e atemorizante ao mesmo tempo.


O fato é que tanto eu quanto Vanessa (apesar dos enjôos) estamos muito felizes.

Afinal, felicidade é algo que o ser humano está sempre em busca, e neste momento a felicidade beira a plenitude.


A vida é imprevisivelmente maravilhosa. Se é que eu posso dizer isso né? E o fato de ser imprevisivel, faz com que a gente caminhe cada vez melhor por ela.


Vamos às mudanças da décima semana:


10.ª Semana da gestação.


Tamanho do bebê: A medida do nosso bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm. A partir dessa semana podemos medir quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o seu peso nessa semana vai estar em torno de 5g.

Desenvolvimento do embrião: O final da décima semana marca também o final do período embrionário e começa o período fetal. Durante o período embrionário, o embrião era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das malformações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajante saber que essa fase crítica já passou. Poucas são as malformações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se: drogas e outras exposições como remédios e radiação (Raio-X) podem danificar células do feto a qualquer momento da gravidez.


Mudanças no corpo: Nesse período a mamãe pode começar a se sentir mais gorda e pouco atrativa. Não é bem assim! Ela está aos poucos transformando-se em uma mulher grávida e sim, o seu corpo está tomando formas mais arredondadas.
Entre as mudanças que podem ocorrer nessa época, está o lado emocional da mamãe. Ela já está sensível: chora ou se irrita com facilidade (isso quem convive com ela pode comprovar!) Tudo isso faz parte de toda gravidez. Ela precisa sempre lembrar, naquelas horas em que você se vê alterada, que isso faz parte dos sintomas da gravidez e que não está tendo nada de anormal. Deve procurar, no entanto, ser paciente consigo mesma e com as pessoas à sua volta que podem não entender o motivo de suas mudanças emocionais repentinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário